Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Você sabe o que é Crowdfunding?


Veja outras informações em:
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-cidadania/v/crowdfunding-no-acao/2024778/

Leia também esta matéria da Exame.com:

(fonte:http://exame.abril.com.br/pme/noticias/fenomeno-do-crowdfunding-ganha-forca-no-brasil)


Crowdfunding ganha força no Brasil

Modelo permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas

Cofrinho


De carona no sucesso de iniciativas estrangeiras, empreendedores brasileiros estão se aventurando no crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas.

A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.

Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os donos da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão – em geral, 5%. Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta - em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos.

Uma das referência mais importantes em crowdfunding, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.

Versões brasileiras

Aprovada lá fora, a ideia começa a ser testada por aqui. O site brasileiro Catarse estreou esta semana com a mesma proposta – financiar ideias criativas. Com cinco projetos no ar, a plataforma aceita doações de 10 reais até 10 mil reais. O objetivo é abrir até 600 projetos para captação de recursos por meio do site ainda este ano. As áreas prioritárias incluem arte, música, design e produtos inovadores em geral.

“Como o critério ‘criatividade’ é muito subjetivo, incentivamos que enviem todo tipo de projeto para nossa avaliação”, diz Diego Reeberg, estudante da FGV-EAESP que criou o serviço junto com o colega Luis Otavio Ribeiro e com a empresa de tecnologia Softa. A iniciativa é abertamente inspirada no Kickstarter. Assim como na versão estrangeira, quem colabora com os projetos tem direito a recompensas exclusivas.

Quem patrocinar o livro “Uma Breve História do Amor” (descrito pelo autor como “uma narrativa com elementos de ficção científica sobre o amor”), por exemplo, pode ter desde seu nome estampado na dedicatória do livro, se doar 10 reais, até uma consultoria do próprio autor na busca do amor verdadeiro se fizer uma generosa doação de 1 mil reais ou mais. O autor pede 5,5 mil reais para viabilizar o projeto – até o fechamento desta matéria, já tinha arrecadado 160 reais.

Alunos do campus Picos participam da Feira do Empreendedor 2012 em Teresina-PI

Feira do Empreendedor PI 2012



Acompanhados pelos professores Marcelo Ricarte e Veronica Maia, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Administração do IFPI campus de Picos tiveram a oportunidade de participar da Feira do Empreendedor 2012 em Teresina-PI, entre os dias 23 e 25 de novembro/2012, onde puderam assistir a diversas palestras relacionadas ao tema empreendedorismo, participar de oficinas e visitar os stands da feira. 

Oportunidades como esta proporcionam aos alunos verem de perto a realidade do mundo empresarial, bem como manterem-se atualizados sobre gestão empresarial, alternativas de negócios, inovações tecnológicas e muitas outras atividades. 

Mais detalhes sobre o evento no link:http://www.feiradoempreendedorpi.com.br/sobre-a-feira/







IFPI-PICOS REALIZA A 3ª OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE


Para mais detalhes sobre este evento, acesse o link abaixo:
 http://arvores-guerreiras.blogspot.com.br/

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

De porta em porta

 Sinopse e detalhes

De Porta em Porta : fotoPortland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).


O filme De Porta em Porta fala sobre a história de um homem que adota a profissão de vendedor para exercer ao longo de sua vida.
Mostra todos os caminhos que ele percorreu, obstáculos e desafios.
Agora é a sua vez, alunos da Disciplina Administração de Vendas: Comente os principais pontos fortes e pontos fracos do personagem do filme enquanto vendedor, ou seja, quais qualidades dele que outros vendedores podem se espelhar e o que ele poderia melhorar para ter um perfil mais adequado a um vendedor.