Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

De porta em porta

 Sinopse e detalhes

De Porta em Porta : fotoPortland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).


O filme De Porta em Porta fala sobre a história de um homem que adota a profissão de vendedor para exercer ao longo de sua vida.
Mostra todos os caminhos que ele percorreu, obstáculos e desafios.
Agora é a sua vez, alunos da Disciplina Administração de Vendas: Comente os principais pontos fortes e pontos fracos do personagem do filme enquanto vendedor, ou seja, quais qualidades dele que outros vendedores podem se espelhar e o que ele poderia melhorar para ter um perfil mais adequado a um vendedor.

24 comentários:

  1. DE PORTA EM PORTA
    Bill Potter era um homem que não se deixou abater mesmo com a sua deficiência. Com a área mais difícil em vendas da cidade, ele com paciência e persistência conquistou um por um de seus clientes.
    Potter como vendedor era determinado e estava disposto a enfrentar os desafios, identificava as oportunidades de vendas e tinha a fidelidade de seus clientes. Ele vestia a camisa da empresa e passava aos clientes segurança na hora da compra, pois conhecia o seu produto e conseguia passar as funcionalidades destes aos consumidores.
    A tecnologia evoluiu e ele não quis se adaptar aos novos processos, ele se tornou um “dinossauro”, pois não utilizava a tecnologia que estava a sua disposição e não aceitava ajuda dos outros.
    ERICA BARBOSA
    3° ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Jenilson Antonio de Oliveira9 de dezembro de 2012 às 09:05

    Podemos destacar como fortes do personagem do filme as seguintes características: paciência, persistência, foco, organização, não repercussão da vida pessoal na vida profissional, conhecimento as necessidades e desejos do clientes.
    Porém também podemos destacar como pontos fracos, os seguintes: falta de adaptação com as mudanças internas da organização e também do mercado, falta de trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de todas as dificuldades que bill porter teve que enfrentar para conseguir chegar tao longe como ele chegou, ele sempre levou consigo a persistencia,paciencia,foco e organização.Outro importante ponto no qual ele se destacou foi conseguir enxergar as necessidades e desejos dos consumidores e apartir daí realizar suas vendas, além do mais ele era muito dedicado a cumprir suas metas. No que diz respeito a seus pontos negativos destaca-se a falta de adaptação com as mudanças do mercado e com as novas tecnologias, trabalho em equipe também se destaca como um ponto negativo.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo com os preconceitos que sofreu por causa da sua deficiência cerebral, Bill Potter consegue enfrentar tudo com muita força de vontade até chegar onde chegou.
    Sua grande conquista na carreira se deve ao fato de, apresentar características essenciais de um bom vendedor, como sua persistência, paciência, determinação e foco no seu objetivo. Porém, pode-se observar também certos pontos negativos em Bill,como: dificuldade de trabalhar em equipe, e falta de adaptação às mudanças internas da empresa.
    LUANA PAIVA DE SOUSA
    3º EM/ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  5. O filme assistido em sala nos deixa uma história de lição de vida, a hitória de um homem sonhador que via em sua mãe a esperanças de realiza-los. Seu personagem principal é Bill Potter, que nasceu com um grande problema, tinha paralisia cerebral, onde ocorreu no momento do parto, mais nem por isso ele disistiu de correr atrás do que almejava.. Um dos seus maiores sonhos era trabalhar como vendedor, porém enfrentava grandes preconceitos, mostra um exemplo de superação, força de vontade, e persistencia. Era muito organizado, paciente e não desistia fácil. Bill conseguia enxergar as necessidade dos seu consumidores. Porém Bill não conseguia se adaptar as mudanças internas da organização e tambem fazia um trabalho individual. Muito bom o filme, gostei demais!

    ResponderExcluir
  6. O principal personagem do filme Porta em porta, Bill Porter nos passa liçoes de vida, como persistencia e esperança. Apesar de todas as barreiras consegue vencer a dificuldade e realizar seu sonho de ser um vendedor. Mesmo com todos os preconceitos, Bill Porter, consegue estrategicamente conquistar os clientes a efetuarem a compra. No entanto, esse nao foi o resultado de imediato, antes teve que vencer o preconceito e as dificuldades com paciencia, persistencia, carisma e com seu potencial. Qualidades que deveriam ser adqueridas em muitos vendedores da atualidade.

    ResponderExcluir
  7. VENDEDOR PORTA A PORTA

    O filme trata de um vendedor chamado Bill Porter, que começou a trabalhar em uma empresa e de inicio foi discriminado por sua deficiência e depois se mostrou ser um excelente funcionário e acabou sendo premiado.
    Porter queria qualquer função na empresa Waltkins pra mostrar a sua mãe que seria capaz e também poder ajuda-la, ela pedia todo dia pra ele ter paciência e ser sempre persistente.
    Conseguiu ser apenas vendedor de uma linha de salão, mesmo sendo uma função bem pequena, ela aceitou, e em sua primeira tentativa falhou mais ele não desistiu, a segunda, terceira e também a quarta e nada dele desistir.
    Apenas na quinta tentativa conseguiu vender bem, um dos pontos negativos de sua deficiência era não poder escrever, mas isso não era problema pois alguns de seus clientes percebia e o ajudava.
    Em um tempo de trabalho estava sentindo dores no corpo e o médico constatou que ele precisaria de uma ajudante no trabalho, logo depois sua mãe teve um surto e falece com a perda da mãe ele perdeu um pouco do rendimento no trabalho, então foi mais um motivo pra precisar de alguém para ajudar, ele fez isso e acabou se apaixonando mais não era correspondido com o mesmo sentimento, pois ele tinha namorado e apenas o considerava um grande amigo.
    Ele sempre teve muito orgulho em ser vendedor, então depois de muito trabalhar, em seu trabalho foi tão eficiente que ganhou o premio de vendedor do ano pois conseguiu vender $42.460,00(dólares). Aprendeu com sua mãe a não ter vergonha de si e ter paciência perante as pessoas.
    Então, observa-se que suas principais qualidades começam por não ter vergonha de si e ser paciente, organizado, persistente, tem metas, alta comunicação, foco, etc., nada parecia ser problema quando se tratava de ser vendedor, pois ele tinha orgulho imenso de sua profissão e acabava sempre se dado bem e não tendo quase nenhum motivo pra ter defeitos.


    Suzana Silva
    3º Administração

    ResponderExcluir
  8. Bill Porter um Homem Batalhador que Nasceu com uma paralisia Cerebral Mas Com Um sonho de ser um grande vendedor como seu pai.
    Com o incentivo de sua mãe consegue um emprego na Watkins Company para Trabalhar Porta em Porta;
    Ele Mostra Muito foco, Persistência e Dedicação tornando-se o vendedor do ano da empresa.
    Seus Pontos Positivos: São a Persistência,a dedicação,a Paciência e a Habilidade em detectar as necessidades de seus clientes.
    Seus Pontos Negativos: A Não Atualização no Mercado de Novas tecnologias.
    Amanda Paula do Nascimento
    3º Ano de Administração

    ResponderExcluir
  9. Bill Porter um Homem Batalhador que Nasceu com uma paralisia Cerebral Mas Com Um sonho de ser um grande vendedor como seu pai.
    Com o incentivo de sua mãe consegue um emprego na Watkins Company para trabalhar de Porta em Porta; Com Muita Persistência, paciência e dedicação torna-se o vendedor do ano da empresa.
    Seus Pontos Positivos São: Persistência,paciência,dedicação e habilidade de indicar os produtos necessários para seus Clientes conseguindo ver suas necessidades.
    Seu ponto fraco: A não atualização a novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  10. Pontos Positivos: Muita Dedicação no seu trabalho,Mantendo Sempre a persistência e a paciência tendo um foco que era fazer o Melhor para a empresa de Uma forma bastante organizada e efetiva.
    Pontos Negativos:Com o passar do tempo foram surgindo as novas tecnologias e a não atualização do Bill foi um ponto bastante negativo.
    Outra Coisa foi a não participação do trabalho em equipe.
    Multyelton Jordy Costa Leal
    3º Ano De Administração

    ResponderExcluir
  11. Bill Porter era um homem como outro qualquer, nasceu com paralisia cerebral , motivo esse que não lhe impedia de procurar um emprego, um grande desafio como vendedor.
    Bill foi fazer uma entrevista, na qual sua deficiência foi mal vista pelo diretor da empresa, destacando como ponto forte a persistência e o foco .
    Outros pontos fortes observados ao longo do filme foi a organização e a paciência adquirida pelo personagem a medida que as vendas aumentavam .
    Porém foi dificil ter que lidar com a tecnologia, e o trabalho em equipe, destacando-se como um ponto fraco .
    Bill atingiu sucesso nas suas vendas, e em 1989 foi considerado o vendedor do ano .

    ResponderExcluir
  12. Mesmo com todas as limitações que Porter possuia ele conseguiu o emprego que tanto almejava, sendo rejeitado na maioria dos casos por pessoas "normais". Alguns pontos interessantes e positivos podem ser destacados, como exemplo, a sua perseverança, que não o deixou abaixar a cabeça em nenhum momento difícil, outros podem ser citados como, motivação depois de sua primeira venda, organização, paciência e determinação (que fica claro quando ele aceita a pior rota de trabalho). Mesma com a sua bela história ultrapassando o empreendedorismo, alguns pontos fracos ficaram evidentes, como o fato de não se adaptar as tecnologias, não acatar opiniões ou conselhos das pessoas ao seu redor, ou seja, não saber trabalhar coletivamente.

    ResponderExcluir
  13. Com base nas respostas dos meus colegas acima posso ainda acrescentar como pontos fortes de Bill Potter:(1) Determinação: Em assumir um cargo que requer tantas habilidades e(2)Riscos: Não teve receio em aceitar desafios, como aceitar a pior rota para vendas e a mudar completamente. Ja pontos fracos posso acrescentar:(1) Comunicação: Apesar de seus pontos fortes, sua comunicação com o cliente foi afetada por seus problemas físicos, que dificultava o entendimento e a relação entre vendedor e comprador e(2) Falta de flexibilidade e adequação às tecnologias: Como vendedor ele deveria ter buscado adequar-se à tecnologias, que poderia facilitar sua atuação como vendedor, agilizando processos de venda e pedidos e apara que não ficasse ultrapassado perdendo seu espaço no mercado.
    Além disso não devemos desconsiderar a forma em que atuou na profissão, o atendimento “de porta em porta” que foi muito utilizado e hoje, apesar do avanço considerável em novas formas de estabelecer a relação de troca entre vendedor e comprador, esta prática não se extinguiu. Ainda é utilizada por autônomas, pequenas empresas, até mesmo por empresas de grande porte como estratégia para se alcançar cada vez mais prováveis consumidores, indicando que a prática ainda trás benefícios consideráveis para as empresas e divulgação de seus produtos/serviços.

    ResponderExcluir
  14. O filme Porta em porta é uma emocionante história de superação, que mostra que nós também podemos realizar o que queremos, inclusive ser bons vendedores...
    Driblando todas as dificuldades Bill Porter, conseguiu ser um dos vendedores mais ativos da empresa...Eles levava consigo sempre a persistência e a paciência que são essenciais para um bom vendedor. Ele era muito organizado, e estabelecia metas para chegar ao seu almejado objetivo ser o melhor vendedor.. Um dos pontos fracos de Bill Potter era a sua resistência a ajuda de outras pessoas e talvez também a implementação de outros métodos de vendas,a não adaptação as mudanças ocorridas no mercado, porém a sua capacidade de identificar a necessidade de identificar a necessidade do cliente e posteriormente atendê-la ajuda a suprir em parte esses pontos fracos..

    Tiago de Sousa

    ResponderExcluir
  15. O filme Porta em porta é uma emocionante história de superação, que mostra que nós também podemos realizar o que queremos, inclusive ser bons vendedores...
    Driblando todas as dificuldades Bill Porter, conseguiu ser um dos vendedores mais ativos da empresa...Eles levava consigo sempre a persistência e a paciência que são essenciais para um bom vendedor. Ele era muito organizado, e estabelecia metas para chegar ao seu almejado objetivo ser o melhor vendedor.. Um dos pontos fracos de Bill Potter era a sua resistência a ajuda de outras pessoas e talvez também a implementação de outros métodos de vendas,a não adaptação as mudanças ocorridas no mercado, porém a sua capacidade de identificar a necessidade de identificar a necessidade do cliente e posteriormente atendê-la ajuda a suprir em parte esses pontos fracos..

    Tiago de Sousa

    ResponderExcluir
  16. O filme conta a hostória real de Bill Porter, uma pessoa com paralisia celebral que luta contra o preconceito em busca de uma oportunidade de trabalho.
    Bill porter começa a trabalhar para a empresa Watkings, empresa que ele sempre sonhou em trabalhar. Ele começa a vender em porta em porta, vendendo produtos de limpeza produtos alimentícios e produtos para jardinagem, recebendo ''nãos'', sendo discriminado por uns, ele consegue a primeira venda de inúmeras que ele fará até ganhar o prêmio do melhor vendedor dos Estados Unidos.
    Podemos destacar como pontos fortes de Bill como vendedor as seguintes características: paciência, persistência, foco, busca de conhecimentos das necessidades e desejos dos clientes e principalmente comunicação.Porém, como pontos fracos destaca-se a falta de falta de adaptação com as mudanças do mercado e com as novas tecnologias, trabalho em equipe, pois acretidava que a venda era uma arte e que poucos dominavam.

    ResponderExcluir
  17. Braulyo Fontes; 3º ano Adminstração11 de dezembro de 2012 às 09:53

    O filme relata a história de Bill Porter, um vendedor que sofria de paralisia cerebral. No filme é bem possível perceber as características de um bom vendedor,sendo perceptível alguns pontos, uns negativos e outros positivos:
    * NEGATIVOS: Porter era muito orgulhoso, por mais que numa questão da vida social isso seja louvável, mas na ocasião que ele se encontrava, como vendedor, ele poderia muito bem vender os produtos. Além do preconceito que as pessoas tinham para com ele,o que prejudicava sua performasse como vendedor, mas como o passar do tempo isso foi melhorando.
    * POSITIVOS: Ele era visto como exemplo, pois era uma pessoa determinada, corajosa e altamente ética, com isso ele conseguia vender muito bem e conseguia a confiança da empresa para qual trabalhava. Bill também tinha uma boa estratégia de vendas, como ele era muito carismático e tinha um alto conhecimento do produto o qual iria vender, ele conseguia obter a confiança e até mesmo a amizade dos clientes facilmente.
    BRAULYO FONTES, Nº 04 --> 3º ANO ADM.

    ResponderExcluir
  18. Bill Potter como vendedor era determinado e estava disposto a enfrentar os desafios, identificava as oportunidades de vendas e tinha a fidelidade de seus clientes. Ele vestia a camisa da empresa e passava aos clientes segurança na hora da compra, pois conhecia o seu produto e conseguia passar as funcionalidades destes aos consumidores.
    Seu único defeito era não conseguir se adaptar com o avanço da tecnologia e a mudança de gosto das pessoas.

    ResponderExcluir
  19. O filme De porta em porta é muito interessante, pois conta a história de Bill Porter, um vendedor que se supera na vida. Porter é um homem com paralisia cerebral e com isso tem dificuldade de locomoção e também na fala, mas mesmo assim consegue se tornar um bom vendedor.
    Como todo vendedor, Porter também tinha seus pontos fortes e fracos como, por exemplo, a persistência, paciência, humildade, determinação, boa comunicação, ousadia, mas por outro lado, vemos em Porter uma pessoa muito orgulhosa no sentido de não aceitar ajuda de ninguém, também vemos o preconceito de muitas pessoas para com ele e ainda, Porter não conseguiu, no filme, andar ao passo da tecnologia da empresa.

    ResponderExcluir
  20. O filme vai retratar da vida de Bill Porter, uma pessoa que nasce com paralisia cerebral, e por ter esse problema, ele sofre por preconceito. Mas com todos os problemas, Bill sai em busca de emprego, pois é incentivado por sua mãe que lhe apoia. É recusado, mas insiste, e consegue a vaga de se tornar vendedor de porta em porta, conquistando o prêmio de melhor vendedor do ano nos Estados Unidos. Antes ele recebeu muitos nãos, foi discriminado por alguns, até conseguir fazer a primeira venda da carreira e não parou mais. Pela dedicação à profissão, sabia ouvir os clientes sobre suas necessidades e oferecia produtos mais adequados.
    Bill tornou-se uma pessoa conhecida e todos o cumprimentavam nas ruas.
    Pontos negativos: A não atualização a novas tecnologias, e ele era orgulhoso, pois não queria ajuda das pessoas que lhe oferecia ajuda.
    Pontos positivos: tinha coragem para enfrentar os preconceitos que sofria por ter deficiência cerebral, era persistente, tinha foco no que queria, e buscava ter conhecimentos nas coisas que lhe traria necessidades.
    ALCILENE PEREIRA DE SOUSA, Nº02, 3° DE ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  21. O filme vai retratar da vida de Bill Porter, uma pessoa que nasce com paralisia cerebral, e por ter esse problema, ele sofre por preconceito. Mas com todos os problemas, Bill sai em busca de emprego, pois é incentivado por sua mãe que lhe apoia. É recusado, mas insiste, e consegue a vaga de se tornar vendedor de porta em porta, conquistando o prêmio de melhor vendedor do ano nos Estados Unidos. Antes ele recebeu muitos nãos, foi discriminado por alguns, até conseguir fazer a primeira venda da carreira e não parou mais. Pela dedicação à profissão, sabia ouvir os clientes sobre suas necessidades e oferecia produtos mais adequados.
    Bill tornou-se uma pessoa conhecida e todos o cumprimentavam nas ruas.
    Pontos negativos: A não atualização a novas tecnologias, e ele era orgulhoso, pois não queria ajuda das pessoas que lhe oferecia ajuda.
    Pontos positivos: tinha coragem para enfrentar os preconceitos que sofria por ter deficiência cerebral, era persistente, tinha foco no que queria, e buscava ter conhecimentos nas coisas que lhe traria necessidades.
    ALCILENE PEREIRA DE SOUSA Nº02, 3° DE ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  22. O filme Porta em Porta conta a história de um homem chamado Bill que tinha um grande sonho: ser vendedor, mais ele enfrentava problemas para conseguir esse emprego pois ele tinha paralisia cerebral;Mais ele teve foco, persistência e muita força de vontade, utilizando paciência para se conseguir o que queria.Os pontos positivos foram habilidade, persistência eentre outros .

    ResponderExcluir
  23. A história de Bill serviu para nos mostrar que para conseguir o que se quer e o que sonhamos precisamos ter foco, persistência e muita força de vontade, usando a paciência para se obter o que deseja, além de outras coisas que vamos adquirindo com o tempo.Nos mostra que somos capazes de realizar o nosso sonho, só precisamos lutar por ele, não se importando como somos fisicamente, pois para DEUS somos todos iguais .

    ResponderExcluir
  24. O filme tem como protagonista Bill Porter, e revela de forma sutil características positivas e negativas de um vendedor. Bill, enquanto vendedor, era muito persistente, paciente, tinha foco, boa comunicação, rede de contatos, informava sobre os novos produtos aos seus clientes o que lhes garantia fidelidade, atingia suas metas e estava sempre pronto para o trabalho, apesar dos acontecimento pessoais, esses são ponto positivos que podem ser considerandos por um profissional de venda que almeja sucesso, contudo Bill também revelou alguns pontos fracos e que devem ser evitados pelos aptos a vendedores, como por exemplo, a recusa a utilizar o novo molde de venda, visto que a venda de porta em porta extinguiu-se em 1996; o profissional também deve evitar a resistência as novas tecnologias, resistência imposta por Bill no trabalho, pois estas podem auxiliar o profissional a atingir suas metas com maior controle e menos gastos. Com isso, o profissional de venda alcançará suas tão almejadas metas, e assim como Bill, poderá ser o vendedor do ano.

    ResponderExcluir