Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A promoção de vendas como estímulo às sensações

A execução de uma promoção de vendas provoca a ação de estímulo-resposta entre produto/marca e o consumidor. A promoção funciona como o estímulo e a resposta se dá por meio da sensação. Para LIMEIRA, V. M. TÂNIA (2009) “sensação é a imediata resposta dos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) aos estímulos do ambiente. É o processo sensorial consciente, correlacionado com um processo fisiológico e que proporciona ao indivíduo o conhecimento do mundo externo.”



"Cabine dos sentidos Lacta". Ação de degustação no pdv. Fonte da imagem: Tottal Mkt
Um exemplo clássico é a pipoca em cinema. O aroma do produto funciona como um forte estímulo que, combinado ao ambiente, torna-se praticamente irresistível. O cérebro, a partir do estímulo recebido, aciona o mecanismo de desejo que impulsiona a necessidade de saciá-lo.
Além disso, uma promoção bem realizada cria o envolvimento positivo do consumidor com a marca e, quanto maior o envolvimento, maior a probabilidade de tempo e esforço que o mesmo investirá no produto. A marca Apple dedica-se a possibilitar envolvimento em suas stores, de modo que as pessoas possam experimentar todas as funcionabilidades dos produtos.

7 comentários:

  1. uma ideia inovadora, e que realmente chama a atenção do consumidor, pois ao ver a "Cabine dos sentidos Lacta" o cliente sente-se motivado a suprir a falta do chocolate, que torna-se um produto indispensável não só por ter um gosto muito bom, mais tambem pelas imagens que irão apreciar, chegando a principal etapa desse processo que é a compra e por tanto satisfazendo o seu desejo!

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  2. Maria dos Remédios nº 2026 de setembro de 2011 às 14:44

    Primeiramente, não podia deixar de lembrar que o chocolate em si ja é marca registrada, 90% da população aprecia o sabor de chocolate e ainda, combinado com uma boa propaganda se torna ainda mais irresistivel.
    Essa promoção de vendas lançada pela lacta com a cabine dos sentidos, foi uma otima ideia pois, além da bela exposição chamando a atenção do consumidor a desgutação ajuda ainda mais na decisão da compra.
    A cabine dos sentidos é a realização de sonhos (a casa de chocolates que todo mundo queria ter), os consumidores se sentem atraidos com tal apresentação "é juntar a fome com a vontade de comer". Concertesa isso fará o maior sucesso, principalmente para os chocolátras.
    Enfim, essa promoção além de estimular todos os sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), mexe ainda com o imaginário dos consumidores levando-os a compra imediata que, afinal, é essa a intenção.

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  3. Como já foi dito, chocolate em si já é marca registrada, e esse inovador método de promoção da marca do chocolate serve para chamar a atenção dos consumidores e para que eles se interessem em conhecer o chocolate e consumi-lo.

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  4. Danielle (4 ano adm)3 de outubro de 2011 às 05:30

    é uma ideia inovadora, e muito criativa. quando um potencial cliente entrar na cabine das sensaçoes, ela vai ativar todos os seus sentidos, e nao há quem va resistir, pois vai criar uma necessidade de comer chocolate naquele momento, além de fixar a marca na mente das pessoas, fazendo com que quando elas saiam da cabine, vao comprar um chocolate da lacta, satisfazendo assim a sua necessidade.

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  5. Esse novo método de marketing q a nestle apresentou foi concerteza infalível!
    No sentido de chamar a atenção do seu publico alvo de forma geral, e ate entao para provar do seu produto.
    É uma forma de mostrar para o publico q é um tipo de marca q fica gravado por onde passa.

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  6. Que o chocolate é irresistível por si só já é algo mais que comprovado, porém uma boa propaganda torna-o ainda mais atrativo.
    A propaganda tem o intuito de despertar os desejos de seus consumidores, seja por meio da visão, da audição, do olfato, do paladar ou do tato, ela procura despertar no seu alvo necessidades que este nem sequer sabia tinha.
    A grande sacada da Lacta com "A Cabine dos Sentidos" foi aliar todos os sentidos numa única atração. Fazendo com que o imaginário do consumidor acorde nele sensações que o "obrigue" a comprar o chocolate. Afinal, quem nunca quis ser Joãozinho e Maria?

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  7. A Nestle, que já é marca consagrada, de grande respeito, aprimorou a estrategia despertando a curiosidade ao experimento da "Cabine dos Sentidos" com segurança que o produto desperta estímulos e a vontade de saciar o desejo, garantindo assim o consumo.

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