Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A fuga das galinhas

SINOPSE
(fonte: http://www.interfilmes.com/filme_13422_a.fuga.das.galinhas.html


Enquanto as galinhas da sinistra granja da Sra. Tweedy sonham com uma vida melhor, uma inteligente galinha chamada Ginger está tecendo planos para escapar voando da cooperativa - para sempre! O único problema é que as galinhas não podem voar... ou será que podem? Todas as tentativas de fuga acabam em ensopado de galinha até que um dia, Rocky, um galo persuasivo, aterrissa aos trambolhões na cooperativa. Não é nada fácil quando Rocky tenta ensinar a Ginger e suas amigas galináceas a voar... mas, com um trabalho de equipe, determinação e um pouco de sorte, o bando destemido trama uma última tentativa ousada em um lance espetacular para conseguir a liberdade!



Agora é a sua vez de comentar. Contextualizando o filme ao assunto da aula: estratégia, relacione, deixe aqui a sua opiniao.

27 comentários:

  1. achamos muito interessante a ideia desse filme porque ele apresenta fe maneira divertida o conteudo sobre estratégia .lideradas por uma galinha esperta e com sede deliberdade tenta através de várias estratégias fugir do galinheiro onde são exploradas e maltratadas e com a chegada de um galo de circo que elas pensavam que ele podia voar e podia ensina-las ,mesmo depois de descobrir que ele não podia voar elas não desistem e no final conseguem fugir de lá voando numa espécie de avião. (crisly e bruna)

    ResponderExcluir
  2. No filme vê-se muitto o espirito d equipe entre as galinhas,além da união entre os mesmos. No inicio do filme, se percebe as varias tentativas e estratégias fracassadas das galinhas de tentar fugir da granja. No final das contas,com determinação e dedicação de cada uma das galinhas ,elas conseguem fazer um plano infalível,uma estratégia que fizessem com, que saissem daquele "matadouro": a construção de um pássaro gigante,que coubesse toaos. O resultado não foi diferente,com um plano desses, elas conseguem fugir sã e salvas.


    By:Kevyn Wenzel

    ResponderExcluir
  3. Luana Sousa e Lucênia Silva31 de outubro de 2011 às 14:58

    O filme exposto em sala, "A fuga das galinhas", aborda de forma humorada o termo estratégia.
    A estratégia está explícita em todo o filme, pois ele enfoca o anseio das galinhas de obter a liberdade, e estas para isso, utilizam o planejamento e a execução de movimento e operações visando o alcance ou a permanência de posições favoráveis ou relativas e o controle de ações táticas futuras em relação a determinado objetivo, neste caso a fuga das mesmas,
    Assim como no filme, a estratégia esta em constante manifestação na nossa vida, e é através da mesma, que conseguimos traçar caminhos pra alcançarmos as nossas metas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante de como esse filme tem cenas que lembram as caractéristicas de um boa administração pois todas as galinhas estavam sempre unidas para alcançar um mesmo objetivo a fuga da granja da senhora Tweendy e, como sempre para um bom sucesso a sempre um grande plano desenvolvido por um líder no caso a galinha Ginger que distribui todas as galinhas cada uma em uma função que elas podessem executar com bastante eficiência.
    Parabenizo a professora Veronica Maia por sua grande maneira de transmitir uma boa aula e que haja mais aulas assim.Parabéns Jorge Henrique 1ºano de administração

    ResponderExcluir
  5. O filme é de fácil entendimento, e é uma obra na qual podemos relacionar a vivência das personagens com as barreiras que temos que transpor no dia-a-dia. Não basta somente conquistar, é necessário analisar o objetivo alcançado para não haver surpresas, pois este objetivo está sempre sujeito a alguma alteração.
    No caso do filme é a estratégia que as galinhas usam para fugir, que sempre na hora da fuga acontecia algo inesperado e estas sempre mudavam de plano.
    A análise do filme leva-nos a reflexão de que os nossos sonhos e almejos devem ser sempre colocados em primeiro plano.
    Gerar mudanças depende da ação. A única forma de gerar resultados é tomando decisões.

    ResponderExcluir
  6. concordo com esse Jorge Henrique esse filme é tudo de bom...

    ResponderExcluir
  7. O filme a fuga das galinhas tem tudo a ver com a estrategia:estrategia é um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização.
    As galinhas se organizaram para tentar fugir da granja mas não conseguiram e tentaram varias vezes mas não conseguiram e com estrategia e trabalho em grupo deu resultado e elas conseguiram fugir.Para tudo nessa vida tem que ter estrategia e planejamento ou não funciona.(laerson 1ª ano de adm)

    ResponderExcluir
  8. Nesse filme que a professora Verônica passou em sala de aula foi muito bom,pois o mesmo relata como o trabalho em equipe e a organização e planejamento, são peças fundamentais para ser bem sucedido. Uma das partes que mais gostamos, foi quando todos resolveram trabalhar em equipe e conseguiram fugir.

    ResponderExcluir
  9. O filme "A fuga das galinhas" foi muito legal, pois ele nos mostra que a estratégia é muito importante para superar barreiras. O trabalho em equipe, a estratégia e a perseverança são a base para o sucesso na vida de qualquer um. Esse filme nos mostra que não importa ser fraco ou ter pouco poder, se a gente quiser e tiver perseverança para conseguir algo, com certeza a gente consegui.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito do filme, é bem interessante, pois trata de conceitos que conhecemos bem, como liderança, estratégia, coragem, força e confiança, mas que esquecemos aos poucos que deixamos de praticá-los. No filme por exemplo, as várias tentativas de fuga das galinhas foram por água abaixo por falta de planejamento e análise bem coerentes, pois como Ismael bem já disse, não basta apenas conquistar, é necessário analisar o objetivo alcançado para não haver surpresas, o que não foi o caso delas que encontraram várias surpresas que estragavam as fugas. Mas no final com confiança, força de vontade, experiência, tática, um plano bem feito e bem legal e é claro muita estratégia, elas finalmente conseguem fugir.
    Esse filme nos ensina de uma forma legal e divertida o que é estratégia, e outras áreas da administração.

    ResponderExcluir
  11. Thanise Sousa Santos e Glaucia Layane28 de novembro de 2011 às 06:38

    O filme retrata bem a teoria da estratégia, que estamos vendo com a prof(a).Verônica, deixando claro que a estratégia é gerada apartir de quando se é trasados objetivos, As galinhas demontram ser muito inteligentes quando procuram uma maneira para fugir do galinheiro, trasando objetivos que desencadearam no aprendizado de como voar, contando com a ajuda de um galo viajante, elas passam dias e noites concluindo as etapas do aprendizado, que no final do filme os leva ao objetivo principal, que era obter a liberdade, isto é, concluir a fuga das galinhas. E assim elas concluem de fato a estratégia que foi conquistada a partir do ser trasados os objetivos e tendo os mesmos concluidos com sucesso.

    ResponderExcluir
  12. O filme retrata uma fazenda na qual as galinhas são prisioneiras e obrigadas a colocarem ovos até o café da manhã, ao contrário disso seriam servidas no jantar.Como em toda estratégia, havia uma líder da granja, Gringer, temendo pela sua vida e de suas companheiras começa a formular um plano.
    Como sabemos, a estratégia é a arte de coordenar, planejar, executar uma ação, na preparação da defesa, visando alcançar determinada objetivos.Assim as galinhas apresentavam um propósito:fugir da fazenda e se tornarem livres.
    O planejamento estratégico foi constante no filme, apesar das inúmeras tentativas de fuga sem sucesso, com a ajuda de Rocky, as galinhas iniciam seu novo plano de fuga, o que nos leva a reflexão de que com persistência em nossos sonhos conseguimos alcançar qualquer objetivo almejado.O filme nos mostra também um dos principais problemas encontrados nas empresas: o medo de mudar.A mudança não é uma obrigação, mas se trata de um fator principal para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  13. O filme é bastante legal. Compara-lo com a sala de aula não foi muito difícil, pois nele vê-se muito o espirito de equipe entre as galinhas, o que basicamente deve acontecer na sala de aula entre os alunos e os professores. Mas para que isso aconteça, precisamos de estratégias, planejamento, autoestima, comunicação, liderança e confiança uns nos outros, aspectos que podem ser observados durante todo o filme. Só assim poderemos alcançar as nossas metas.
    (Jéssica Natália)

    ResponderExcluir
  14. para mim o filme "a fuga das galinhas " ja era interessante.mais vendo o filme com olhos de futuros adminitradores percebemos as estrategias do filme primeiro vemos que nenhuma estrategia dar certo se não tivermos trabalho em equipe. na minha opinião as cenas que tinha estrategias era as tentativas de fulga do galinheiro adorei assitir o filme agradeço a profesora Veronica pro nos mostra formas facil de entender as estrategias e como elas podem ser usadas para o bem by:Mayslla Keylla

    ResponderExcluir
  15. Tanise e Glaucia 1º ano28 de novembro de 2011 às 16:17

    O filme retrata bem a teoria da estratégia, que estamos vendo com a prof(a).Verônica, deixando claro que a estratégia é gerada a partir de quando se são traçados objetivos, As galinhas demonstram ser muito inteligentes quando procuram uma maneira para fugir do galinheiro, traçando objetivos que desencadearam no aprendizado de como voar, contando com a ajuda de um galo viajante, elas passam dias e noites concluindo as etapas do aprendizado, que no final do filme os leva ao objetivo principal, que era obter a liberdade, isto é, concluir a fuga das galinhas. E assim elas concluem de fato a estratégia que foi conquistada a partir dos objetivos traçados e tendo os mesmos concluidos com sucesso

    ResponderExcluir
  16. O filme retrata a estratégia das galinhas usa para tentar fugir da granja, para isso usa de hierarquia.
    Exemplo: quando o líder manda a uma das galinhas planejarem um avião para as galinhas fugirem da granja.
    (Ana Paula e Larissa Fontes)

    ResponderExcluir
  17. o filme fuga das galinhas nos mostra como devemos agir diante de certas situacoes que envolve habilidades para nos sobresair no mercado de trabalho e a desenvolver soluçoes rapidas e eficientes;o filme e interativo e educativo tambem nos ensina muitas coisas boas alem de ser divertido.....
    (iones dantas)

    ResponderExcluir
  18. o filme e bastante bom pois nos mostra como devemos ter estrategias para as diversas situaçoes que venha aparecer na nossa vida
    (bruna e iones)

    ResponderExcluir
  19. É um filme que na minha opinião era para ser passado aos olhos de todos empreendedores e/ou administradores da qual mostra, a real situação de ambos de planejar algo para ter um objetivo final, no filme a estratégia é fugir do galinheiro o autor demonstra como elas colocam as ideias junto com o galo para chegar em uma finalidade que é fugir de uma vez por todas do galinheiro ou seja as ideias que foram colocadas no papel e foram concluídas e então objetivo final de ter liberdade foi feito com sucesso.

    ResponderExcluir
  20. O filme demonstra o conteúdo que nos foi aplicado (teoria da estratégia) ja assisti o filme varias vezes mas com olhos de administrador tinha sido a primeira vez a estrategia do filme é a seguinte as galinhas temiam a morte por não produzir ovos e necessitavam de alguma estratégia pra fugir do galinheiro eis que vem o galo com sua teoria de voo para as galinhas aprenderem a voar e poderem ter o objetivo final de fuga do galinheiro ou seja eles colocaram no papel como todo administrador para não fazer feio e sair tudo perfeito.

    ResponderExcluir
  21. Josimar e Hamuel-1º ano de administração29 de novembro de 2011 às 15:19

    O filme é ambientado em um contexto de situação extrema: um campo de concentração. Muitas empresas se sentem exatamente nesta situação quanto a questão é produtividade e inovação para o mercado. As nossas personagens passam por isso. Elas estão confinadas e são obrigadas a serem “produtivas” mesmo em condições de extrema pressão onde o único elemento motivacional é a morte (no caso das empresas é a demissão). Se não produzir morre e nas empresas é se não produzir será demitido. Os donos simplesmente querem aumentar a produtividade.

    ResponderExcluir
  22. Mayktacio Lima e Maxwell29 de novembro de 2011 às 15:28

    Bom o filme realmente é muito bom!E o que o filme tem haver com estratégia é que as galinhas mostram ter um bom raciocínio e procuram um meio de sair do galinheiro que elas vivem como prisioneiras, elas traçam várias estratégias pensam em várias formas de sair do galinheiro, utilizam ferramentas e mapas, tentam aprender a voar mais não conseguem. A mais esperta de todas tem a ideia de construir um avião e elas saem voando do galinheiro, já que não conseguem voar com suas próprias asas, mais antes elas pensam numa forma de destrair a Sra. Tweedy e o Rocky para que eles não descubram nada.

    ResponderExcluir
  23. Adorei o filme. Principalmente na parte em que elas estão elaborando "a fuga" pois passaram bastante tempo se organizando para ter um plano eficiente, que no fim quando conseguem a liberdade demonstram que tiveram um plano eficaz!

    Cecília Moura 1º ano adm

    ResponderExcluir
  24. Francisca Alana de Sousa29 de novembro de 2011 às 19:48

    A estratégia usada no filme foi que apesar de todas as tentativas de fuga que não deram certo, Ginger, a líder do galinheiro conta com a ajuda do galo picareta Rocky. Assim todos com trabalho em equipe, força de vontade e um bom planejamento estratégico, em seguida um sistema de ação, criaram uma galinha voadora e em uma sequência de ações conseguiram uma tão sonhada fuga.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do capítulo "Ganhe todas as discurssões, perca todos os amigos". Que apesar de muitas vezes pontos de vista diferentes favorecem as discurssões, mas devemos manter nosso ponto de vista, não devemos ficar indiferentes em certas situações com o objetivo de evitar discurssões , mas sim expressar o que pensamos e reconhecer a opinião dos outros.
    O filme "A FULGA DAS GALINHAS" mostrou de forma clara que a estratégia é uma forma de alcançarmos nossos objetivos. É o meio pelo qual se traça ideias a fim de conseguir algo. Isto ficou bem claro no filme, nas inúmeras estratégias traçadas por elas.

    ResponderExcluir
  26. A dinâmica adotado pela professora de apresentar o filme "A fuga das Galinhas" foi bastante interessante, pois o filme mostrou a grande importância da estratégia. As galinhas se mostram interessada em fugir do galinheiro, mas como não tinham uma estratégia nunca conseguiram realizar o seu objetivo, no decorre do filme, elas elaboraram uma estratégia e colocaram o seu plano em prática tendo uma líder para comandar e elaborar o sua fuga.

    ResponderExcluir
  27. Rafaela Matos/ Letícia Darla30 de novembro de 2011 às 04:43

    O filme mostra uma ótima dinâmica sobre a organização e a hierarquia, pois a uma há uma líder que organiza as galinhas para conseguirem fugir da granja.

    ResponderExcluir