Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O poder do entusiasmo

Artigo sugerido pelo Prof. Tiago Bonfim.


Psicopedagoga afirma que a pessoa entusiasmada age e transforma

Fonte: Francisco Rodrigues   05/08/2011
Francisco Rodrigues
clique para ver a foto em tamanho real
A Psicopedagoga Maria de Lourdes participa semanalmente no quadro "Sua saúde em dia" através da Rádio Educativa de Picos Cultura FM.

A psicopedagoga Maria de Lourdes Rufino Leal falou durante participação no quadro “Sua saúde em dia”, na manhã desta quinta feira, 4 de agosto, sobre o sentimento de entusiasmo.

Maria de Lourdes afirma que a pessoa entusiasmada acredita na capacidade de transformar, de fazer o certo, em si e nos outros, bem como na força de modificar o mundo e a própria realidade.

Confira o artigo:
ENTUSIASMO PARA UMA VIDA MELHOR

A palavra entusiasmo vem do grego, e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.
  
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez, até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, é preciso ser entusiasmado. a pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
e só há uma maneira para ser entusiasmado. é agir entusiasticamente! Se formos esperar ter primeiro as condições ideais para, depois, nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. a verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. o entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Gostaria de perguntar, a você, como vai o entusiasmo. Como vai o entusiasmo pelo brasil, pela sua escola, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? Se você é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite, jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado pela sua vida e, principalmente, entusiasmado com você. Você verá a diferença.
----
disponível em: http://www.folhapicoense.com.br/noticia_detalhe.php?id=2284

ACREDITO QUE SOMOS CAPAZES DE SERMOS SEMPRE MELHOR, MAS ISSO DEPENDE MUITO DO NOSSO ENTUSIASMO, OU SEJA, DE NÓS MESMOS...

Abç.


-- 
Adm. Tiago Bomfim Claudino
Coordenador dos Cursos de Gestão e Negócios
Instituto Federal do Piauí - Campus Picos

Nenhum comentário:

Postar um comentário