Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

sábado, 20 de agosto de 2011

Quem é efetivamente vendedor?

Todos nós, embora nem todos acreditem!



Afirmo com absoluta convicção que nascemos, crescemos e continuamos vendendo. Vendemos ideias, sentimentos... Só que agora de uma forma mais elaborada: com o uso da linguagem verbal e o aperfeiçoamento da linguagem gestual, fazemos uso dos ensinamentos da programação neurolinguística, participamos de cursos para impostação de voz, apresentações eficazes. etc.
Não importa a formação educacional que tenhamos, nem tampouco nossa formação cultural. Um dia já adultos, seguimos nossas vidas pessoal e profissional vendendo ao menos idéias. É claro que alguns de modo muito mais eficiente e eficaz que outros. Mas não importa, continuamos vendendo.
Imagine que você, graduado e pós-graduado, por exemplo, em engenharia, assume a direção de uma empresa. Em determinado momento, um projeto ou uma nova proposta de atuação deve ser seguida e você se prepara arduamente para apresentá-la. Esteja certo que você estará se preparando para VENDER. Isso mesmo! Vender a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta. Assim sendo, você vai avaliar seu público (aqueles que aprovarão – ou não – seu projeto, sua proposta), identificando antecipadamente o que poderia dar errado, que tipos de questionamentos poderão ser apresentados, quais as vantagens que o projeto ou proposta conferem, qual o custo e como obter o melhor financiamento para o mesmo, caso seja necessário. Enfim, você vai empreender proativamente para esta apresentação, tendo por objetivos a concretização da compra de seu projeto / proposta. Ou seja, para se tornar vencedor, mas um vencedor que confere àqueles que compraram sua ideia um VERDEDEIRO VALOR, um destaque, um ganho, uma situação futura mais favorável. Tente imaginar um ADVOGADO que não consegue VENDER ao Juiz ou aos Jurados a ideia de que seu cliente é inocente! Este, com certeza, seria um excelente advogado para nossos inimigos.
Desta forma, posso afirmar que todos nós trazemos conosco um DNA de VENDAS, que pode ou não (dependendo de vários fatores tanto internos como externos), mostrar-se vivo, potente, criativo. Alguns abdicam desta capacidade inata e não conseguem perceber porque não têm sucesso em suas carreiras. Abdicando desta capacidade, não criam para si uma VISIBILIDADE atrativa. Suas imagens não são agradáveis, nítidas, não têm brilho, embora possam ser dotados de grandes conhecimentos e outras habilidades. Mas não conseguem efetivamente vender absolutamente nada além de uma imagem desfavorável.
Tenho um grande amigo que diz que o futuro de qualquer profissional é ser GESTOR/ADMINISTRADOR. Eu acrescento a isso que é essencial a todos eles serem grandes VENDEDORES.
Vender é a arte que alguns poucos dominam e procuram constante, e incessantemente, aperfeiçoar. Isto porque sabem, têm a certeza de que vender é: "CONSTRUIR PONTES ENTRE O DESEJO DE TER E A SATISFAÇÃO DE POSSUIR, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE SONHOS".
                                                                       
Autor: Orlando Ferreira Ribeiro
Fonte: www.artigonal.com

35 comentários:

  1. Aguardo comentário dos alunos sobre o texto.

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  2. O texto nos mostra que vendedor não é apenas aquele que vende um produto ou serviço, mas sim aquele que leva sua profissão com seriedade e paixão. Além do texto relatar que os seres humanos passam a vida toda vendedo mesmo sem perceber, como por exemplo na apresentação de um trabalho você vende sua imagem, seu conheciemnto para os espectadores.

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  3. Carol, Michelly e Rafaela24 de agosto de 2011 às 10:55

    O texto nos mostra que vender é um arte, que vai além da nossa percepção... Muitos a tem, porém, poucos despertam suas habilidades. " O universo não precisa de comprador de desculpas, necessita de vendedores de soluções. "

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  4. o texto nos mostra que vender é uma arte que poucos dominam,e que o bom vendedor é aquele que busca atender seus clientes com seriedade demonstrando confiança para que ele volte sempre.

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  5. O texto nos mostra que todos somos vendedores constantes, não só de produtos como muitos pensam, mais de ideias, conhecimentos, etc... Por exemplo, em uma entrevista para um emprego, você irá usar argumentos para demonstrar seus conhecimentos, sua capacidade, para convencer o entrevistador a comprar o produto, ou seja, contratá-lo.

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  6. Levando em consideração que vender é uma arte,podemos deixar claro que todos nascemos com um DNA de vendas,seja ele interior ou exterior,o certo é que a cada dia,a cada palavra dita, a cada novo conhecimento adquirido, essa arte vai se alastrando cada vez mais ,conquistando novos adeptos e aderindo a novas tecnologias....

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  7. o texto nos mostra que todos nos somos vendedores,pois vendedor não é só aquele que vende um produto.Mas tambem pode ser aquele que vende uma idéia ou uma opinião.Eu mesmo estou tentando vender esse comentário.Por isso na vida estamos vendendo algo á todo momento.

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  8. Realmente todos nós somos vendedores... Vendedores da própria imagem, vendedores do conhecimento... Podemos até, "vender o que os outros já sabem ou o que os outros já têm". Mas a boa venda requer conhecimentos, treinamento e técnicas, além da Veracidade de um bom vendedor.
    Cabe a cada um de nós, desenvolver tais habilidades com clareza e exatidão.

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  9. O texto fala da arte de ser vendedor que esta presente em todos nós... O ato de buscar convencer as pessoas de que nossas ideias, imagens, produtos e conceitos serem os melhores, nos faz um vendedor... Embora sejamos todos vendedores, essa prática deve ser desenvolvida e aprimorada diariamente para termos SUCESSO PROFISSICIONAL...

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  10. O texto acima apresentado,relata fatos verdadeiros, pois direto ou indiretamente estamos vendendo algo seja um projeto,ideias,capacidade,caráter;vendemos até mesmo aquilo que menos imaginamos moral,testemunho,por exemplo: alguém pode espelhar sua forma de viver de outrem por achar atitutudes beneficentes, no entanto, a pessoa está vendendo sua moral sem perceber.

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  11. O Texto nos mostra que todos nós somos vendedor,pois vendemos no dia-a-dia idéias,conhecimentos as vezes sem nem perceber.Além disso a importancia de ser um vendedor,pois não adianta nada, você ter um produto de alta qualidade se você não tem um vendedor para passa todas as informações.

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  12. A partir das idéias expostas acima conclui-se que, todos somos eternos vendedores seja de uma ideologia, do nosso conhecimento, capacidade das nossa aptidões.

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  13. O texto nos mostra que o vendedor não é simplesmente o que vende produtos ou serviços,mas ideias,conhecimentos,habilidades.Acontecendo isso frequentemente no nosso cotidiano,até sem percebermos.Isso afirma que todos nós somos vendedores.

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  14. Jerton, Sandra e Kaélio20 de setembro de 2011 às 14:27

    Todos nós somos vendedores. No dia-a-dia vendemos idéias, experiências, conhecimentos. A arte de vender está em conseguir convencer o cliente de que ele necessita do produto, e que o mesmo tem a capacidade de suprir todos os seus desejos.
    "Se tiver seu coração e mente apenas concentrado em fazer seu cliente feliz você venderá mais que benefícios. Mais que soluções. Você venderá o produto mais desejado do mundo: o Amor. E até Deus será seu cliente."

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  15. Jerton, Sandra e Kaélio, de quem é essa citação entre aspas?

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  16. O texto nos mostra que todos nós nascemos com o dom de sermos vendedores, embora, alguns desenvolvam melhor o papel de interação com as pessoas. Portanto conclui-se que mesmo que não tenhamos essa facilidade de convencimento, podemos trabalhar em cima dela. Afinal todos nós somos VENDEDORES.

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  17. Antes de ler este texto , tinha uma visão diferente do vendedor , pensava que um vendedor era apenas aquele que vendia algum produto dentro de uma empresa .Porem , apos ler este texto criei uma nova imagem de quem é efetivamente um vendedor , e mais que isso , descobri que sou uma vendedora e que Vender não consiste somente em vender produtos , mas também idéias ,conhecimentos ,imagens ...enfim ,VENDER é uma característica nata do ser humano .

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  18. O texto nos mostra que não precisamos está atrás de um balcão de uma loja para sermos vendedores.
    Todos nós somos vendedores, pois estamos sempre negociando, influenciando e usando estratégias para alcançarmos nossos objetivos.

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  19. o texto retrata bem a importancia do vendedor... Pois nao adianta a empresa estar bem intencionada e focada no seu trabalho se o vendedor,que é a pessoa que entra em contato com o cliente, nao esta neste mesmo ritmo... É ele que faz acontecer na empresa. Sem ele a empresa não iria progredir.

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  20. Parabéns pelo blog, iniciativas como esta dinamizam o ensino.

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  21. Vender nao significa necessariamente a venda de um produto, podemos vender uma ideia, uma crença!

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  22. Todos nós somos vendedores, não importa se vendemos produtos, conselhos, experiências.

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  23. Agradecemos ao Antonio pelos elogios. Aceitamos sugestões também.

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  24. O texto relata que todos nós somos vendedores, independente de termos um grau de instrução ou não. Todos já nascemos aptos a vender e com o tempo vamos aprimorando e aperfeiçoando cada vez mais. Vendemos idéias, produtos, conhecimentos e ate mesmo atitudes. Lendo o texto percebi que todos os dias nos deparamos com algumas situações em que antes seriam passadas desapercebidas. Exemplo disso é um advogado que esta defendendo o seu cliente (naquele exato momento ele esta vendendo os seus conhecimentos que pela lei o seu cliente é um inocente) ou um garoto que quer chegar em uma determinada garota (a partir do momento em que ele chega nela, ele tentará passar a imagem de que é um bom rapaz, sendo assim, nesse mesmo momento ele estará vendendo a sua própria imagem para conquistá-la). Situações como essas são passadas de maneira invisível e é isso que o texto nos mostra, que todos nós somos vendedores e que isso está no DNA de todos, e por mais que alguém queira fugir ou abdique dessa qualidade, apenas terá frustrações futuras.

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  25. Percebe-se no texto que vender é mais do que uma ação,na verdade é um estilo de vida,já que tudo que fazemos precisamos ter responsabilidade e principalmente gostar.Vender não é apenas repassar algo,é compartilhar uma idéia de forma que ela seja aceita,ou seja,não importa o seu ramo de atuação você deve ser um bom vendedor para atingir metas e conseqüentemente o sucesso profissional.

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  26. De acordo com o texto ser vendedor é uma arte ,porém poucos nascem com grandes habilidades para desempenhar tal função,mas... poderíamos nos questionar porque e como ser vendedor,isso vai depender do seu desenvolvimento pessoal da sua capacidade de persuasão, que é o caso do bebe que chora pra conseguir chamar a atenção da mãe, geralmente pra se alimentar.Sendo assim concluímos que ser vendedor é saber convencer o seu alvo pra atingir seu objetivo.Cássia Lucena

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  27. Seu coração e corintiano, mas nao se identificou.

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  28. O texto nos mostra que todos nós nascemos vendedores;e que não é só vendedor aquele que vende um produto mas também é vendedor aquele que vende ideias,sentimentos,experiências...E já que todos nós temos o DNA de vendas vamos ousar e utilizá-lo de forma que possamos alcançar os nossos objetivos e sermos ótimos vendedores.

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  29. Confesso que antes de conhecer o texto, não me considerava vendedor,mas pude perceber que não só eu, mas todos nós somos vendedores de sentimentos, sonhos, idéias e de certa forma tudo que nós queremos,embora muitas pessoas ainda não tenham plena consciência disso. O fato é que todos somos vendedores,cabe a cada um desenvolver melhor ou não sua capacidade de ser vendedor. Sérgio Matos Franco.

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  30. O texto nos mostra que todos somos vendedores independentemente de vender produto ou serviço, pois vender não é somente oferecer algo em troca de uma remuneração, vender é uma arte na qual, temos que obter estratégias de negócios para alcançar tal objetivo. IZABEL CRISTINA.

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  31. o texto nos mostra que a pessoa deve saber VENDER a sua imagem para que se tenha uma visibilidade alta no mercado de trabalho, o que nos quer dizer que sempre devemos estar preparados para se VENDER e assim se dar bem na vida.

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  32. O Texto quis nos dizer que para termos sucesso na nossa vida pessoal e profissional não devemos abdicar da capacidade de criar uma visibilidade atrativa; devemos ser proativos: Inovar sempre!

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  33. o texto mostra que não importa a formação educacional nem tampouco nossa formação cultural. Um dia seguiremos nossas vidas pessoal e profissional vendendo ao menos idéias.

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  34. O texto demonstra claramente que todos nós somos vendedores, pois estamos constantemente vendendo ideias, sonhos, etc... vendedor não é aquele que vende somente produtos, e sim aquele que convece os outros de que suas ideias são as melhores!!

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  35. O texto acima afirma que que absolutamente nascemos, crescemos e continuamos vendendo, mas apesar disso não é todo mundo que se torna um bom vendedor.
    Vender nunca foi tão difícil, principalmente nesses tempos de internet, mas a maior parte dos profissionais de vendas, infelizmente, ainda usa técnicas passadas, baseadas em argumentações preestabelecidas e descrições das características dos produtos.
    O bom vendedor escuta mais do que fala, é confiante, observador, entusiasmado, persistente e honesto.A maior parte do sucesso de um vendedor se deve à sua atitude e outra parte se deve à sua aptidão técnica.
    Hoje, é preciso vender soluções em vez de produtos e o vendedor precisa ir além da técnica "características e benefícios dos mesmos".

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