Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

sábado, 20 de agosto de 2011

Só talento não basta.

Iniciamos o segundo semestre letivo de 2011 implantando um novo projeto no 1º ano do curso técnico em administração integrado ao médio.
Adotamos um livro para ser debatido em sala durante todo o semestre. Em cada aula um aluno levará o livro para fazer a leitura de um capítulo e debaterá com a turma no início da aula posterior que acontecem semanalmente.
Tal iniciativa visa além de incentivar a leitura e a retórica, desenvolver habilidades pessoais indispensáveis na vida de qualquer profissional.
 Por isso a escolha do livro Só talento não basta - 30 Lições de Sucesso que Dependem Unicamente do seu Esforço.   de Lyman  Macinnis (disponível na biblioteca do campus), que deixa uma mensagem: Mais que sentar e esperar que as coisas aconteçam, você tem de fazer com que aconteçam.


Deixaremos registrado nesse espaço as percepções dos nossos alunos leitores. 





31 comentários:

  1. Glaucia Layne de Araujo Sousa - aluna do 1º ano integrado administração22 de agosto de 2011 às 11:30

    Olá colegas. Fiquei encarregada de iniciar a leitura do livro e trago aqui as minhas observações: O primeiro capítulo destaca as ferramentas básicas e os passos fundamentais para obter o sucesso.
    As ferramentas são o conhecimento e as habilidades. Os passos são:
    1. Identificar os conhecimentos e as habilidades para alcançar o sucesso que você procura.
    2. Avaliar de forma realista o conhecimento e as habilidades que você possui.
    3. Adquirir o conhecimento e as habilidades que você não possui.

    Começando pelo conhecimento, o livro fala que tem 3 maneiras de obtê-lo: através da experiência, do convívio com pessoas que sabem mais do que você e o estudo. Ler também é muito importante. Outra maneira de obter o conhecimento é perguntando.. nunca limite sua curiosidade, se ficar curioso, pergunte. Existem também duas áreas do conhecimento que você não pode deixar de aprofundar. O seu vocabulário e a compreensão da gramática.

    O ditado “saber é poder” segundo o autor, está errado, pois a segunda ferramenta que é a habilidade é essencial para a aplicação do conhecimento. Isso sim é que gera o poder - a aplicação do conhecimento.


    Há três maneiras para identificar suas habilidades:
    1. avaliar com objetividade as coisas que você faz bem ou não;
    2. pedir a opinião do seu chefe, colegas e amigos sobre o que você faz;
    3. tentar coisas novas ou tentar fazer das coisas que você já faz de novas formas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa da professora Verônica. O incentivo à leitura é passo fundamental para crescimento intelectual, profissional e pessoal dos nossos alunos.

    O Blog está bombando... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é otimo eu li e recomendo,
    afinal não basta apenas ter telento temos que saber usá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Lucenia da Silva Lima30 de agosto de 2011 às 05:23

    Eu adorei o livro "Só talento nao basta". O autor dá várias lições para as pessoas que desejam obter o sucesso, ressaltando o esforço como sendo imprescindível para alcançá-lo.
    O segundo capítulo o qual fiquei responsável por ler e comentar, cujo título é "Seja eficiente com coisas e eficaz com pessoas", trata sobre os três valores que mais motivam as pessoas: o respeito, o reconhecimento e a linha de pensamento dominante de cada uma.
    Sem dúvidas, este livro é um ótimo alimentador de sonhos... Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Realmente só talento não basta,é nescessário que se tenha força de vontade.inianiciativa e acima de tudo coragem de enfrentar seus medos...E o "livro só talento não basta" é de suma importancia para quem quer obtster êxito na vida pois além de nos mostrar lições belissimas nos faz refletir sobre o que somos e o que queremos ,sendo assim um ótimo companheiro para nossa jornada...

    ResponderExcluir
  6. Adorei ficar encarregada de ler o livro Só talento não basta.. No qual eu fiquei com o capitulo 6, que tem como titulo "Vença todas as discussões, perca todos os amigo.."
    Ensina que devemos expor o nosso ponto vista mesmo que seja contrário ao das pessoas com as quais estamos interagindo. Apesar de muitas vezes pontos de vista diferentes favorecem as discussões devemos administrar situações assim.
    Não devemos ficar indiferentes em certas situações, com o objetivo de evitar discussões, mas sim expressar o que pensamos; e também devemos reconhecer a opinião do outro criando uma relação harmoniosa e sem neutralidade para ambos os lados..
    Enfim, gostei muito desse livro e espero que todos gostem também..

    ResponderExcluir
  7. Os alunos que ficaram encarregados de ler os capítulos desse livro se empenharam bastante, resultando em um excelente trabalho. Todos fizeram uma esplanação precisa do que leu, apresentando detalhadamente os pontos mais relevantes do seu capítulo. Emfim, foi uma grande experiência, ter analizado cada capítulo do livro.



    By: Kevyn O. Wenzel

    ResponderExcluir
  8. Fiquei encarregado de comentar o capítulo 8( Cuidado com a compulsão) desse livro. No começo, confesso que não gostei, mas me surpreendi no decorrer da leitura. Ele me fez perceber que não devemos nos dedicar apenas ao trabalho, pois aquele que se empenha compulsivamente a ele não terá sucesso.



    Por; Hamuel C. Pereira

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei responsável com a lição "Em boca fechada não entra mosca", uma das partes que eu mais gostei, é quando fala que por mais que uma pessoa tente discutir com você, nunca se altere, mas sempre mantenha a calma, pois, na maioria das vezes, as pessoas que se alteram, é as que estão erradas, então, pense antes de falar, pra depois não se prejudicar.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das apresentações feitas em sala de aula, apesar de não ter dado pra eu apresentar, sobre o livro "Só talento não basta", mas fiquei com muita vontade. Um dos capítulos que eu mais gostei foi sobre o capítulo "Em boca fechada não entra mosca" onde fala que é preciso manter calma, é preciso ter paciência com tudo, e não se alterar com nada, pois pode-se prejudicar. Enfim gostei muito.

    ResponderExcluir
  11. Francisca Alana de Sousa24 de novembro de 2011 às 21:20

    As pessoas que tem metas bem definidas são potencialmente pessoas de sucesso.É preciso que tenha um planejamento próprio.
    Trocar metas é muito mais do que pensar no que você gostaria de fazer e meditar sobre quando gostaria de fazê-lo.
    Um exemplo é quando você vai fazer uma longa viagem.
    Qualquer um que tenha feito esse tipo de planejamento sabe que há poucos atalhos para qualquer lugar aonde vale a penas ir.
    As metas precisam ser claras e específicas, caso contrário são apenas desejos.
    Metas confusas ou pouco claras dão origem a apatia e ao desinteresse.
    Pessoas que tem um objetivo definido seguindo um plano específico são mais aptas para conseguir seu potencial. Pessoas sem metas definidas e planos específicos não tem a mesma disciplina e incentivo e passam mais tempo procrastinando e perguntando a si mesmas quais seriam os próximos passos.
    Você precisa de metas de curto e longo prazo. Ao definir suas metas é importante lembrar que pessoas sensatas não perdem tempo e energia perseguindo um ideal, que elas não tem como conquistar.
    As pessoas mais sensatas persistem naquilo que fazem melhor.
    As metas baseadas em qualidade são melhores do que as baseadas em quantidades.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é maravilhoso em todos os apectos,de todas os capitulos apresentados o que mais me chamou atenção foi o capitulo que trata do tema¨ëm boca fechad não entra mosca¨ nem sempre se deve responder a uma pessoa,principalmente quando se trata de provocaço~es,as vezes é sabio ficar calado.Eu gostaria que desse tempo de continuar com as apreentaçoes,pois gostaria de apresentar um captulo,gostei muito dee projeto da professora verônica realmente só talento não basta é preciso muito mais e esse livro vem pra nos orientar nesse sentido.(Crisly Silva Sousa)

    ResponderExcluir
  13. Bom para mim a iniciativa da propfessora Veronica foi exelente porque apesar dos alunos não gostarem da ideia no começo depois da 1º apersentação todos começaram a se enpenhar. gostei muito de todas as apresentações especialmente o capítalo "em boca fechada não entra mosca " pois ele mostra um dos problemas que eu tenho como não ter paciência e falar as vezes sem pensar acabamdo prejudicanda assim digo indico a todos a lerem o livro "Só talento não basta " proque e um ensinamento a todos by:Mayslla Keylla

    ResponderExcluir
  14. As apresentações foram ótimas e foi uma oportunidade de conhecer mais a relação que há entre fazer e saber fazer, onde foi discutido temas que falam sobre auto-estima e como apicá-la na nossa administração tornando-nos bons profissionais.

    ResponderExcluir
  15. Faça o que fizer, faça bem feito

    Há duas possíveis interpretações para esse conselho. Uma é que você deve fazer apenas o que faz bem, a outra é que o que quer que você faça, deve fazer bem feito. A segunda interpretação é aquela que lhe dá maior subsídios para alcançar o sucesso, pois devemos sempre expandir nossos horizontes, não nos restringindo à aquilo que sempre fizemos.
    Este capítulo nos mostra como é importante aproveitar as nossas habilidades fazendo sempre o melhor que puder, pois um trabalho bem feito é uma das experiências mais gratificantes. O autor buscando um melhor entendimento lança um modo de testar essa teoria da próxima vez que se deparar com uma tarefa da qual não gostamos, em vez de apenas executar o trabalho mecanicamente devemos realizá-lo da melhor maneira que puder sem reclamar. O resultado será surpreendente, essse é um conselho que temos que levar em mente, pois é um passo importante para o alcance do sucesso.

    ResponderExcluir
  16. O livro bem escolhido pela professora Verônica e lido pelos meus colegas, nos leva a entender como as coisas devem ser bem organizadas e realizadas no nosso cotidiano.
    Dentre os capítulos que foram lidos, sem levar em conta o nervosismo dos colegas apresentantes, deu-se para entender com clareza o que nos era mostrado, dos capítulos lidos o 1º Ferramentas Básicas e passos fundamentais, apresentado pela aluna Glaucia Layne, foi o que mais me chamou atenção, porque ela conseguiu passar a todos que para adquirir sucesso ou alcançá-lo é necessário o conhecimento e as habilidades juntas postas com três passos fundamentais, dentre eles o de identificar o conhecimento e as habilidades necessárias para alcançar o sucesso que você procura.
    Foi uma ótima experiência desenvolvida ao longo das aulas de administração.

    ResponderExcluir
  17. Do nosso ponto de vista retrata como podemos usá-lo no dia-a-dia E na sala de aula ele foi mostrado e explicado de maneiras diferentes e eficazes. (Ana Paula e Larissa Fontes)

    ResponderExcluir
  18. eu gostei de todas as apresentações,pois os alunos no qual ficaram encarregados de ler e explicar os capítulos se dedicaram bastante em repassar sobre o que entenderam no capítulo.Além disso este livro da dicas e lições muito boas tanto no trabalho quanto na sociedade.
    Espero que gostem do livro,pois eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  19. O livro "Só talento não basta" é bastante legal, ao ser apresentado na sala de aula em forma de seminário conseguiu mostrar a todos da sala como podemos ser pessoas melhores.
    (Jéssica Natália)

    ResponderExcluir
  20. Para nós futuros administradores, mostra que realmente só talento não basta temos que colocar nossos objetivos no papel e daí mostramos que temos sim talento e que eles são bem administrados por nós mesmos ou seja organizados, gostei da iniciativa da professora, depois dessa iniciativa tomei gosto à leitura, isso foi um ato de liderança, mostra que só a vontade de ler não basta devemos se esforçar e ter alguma iniciativa sim, se não nunca vamos tirar o pé da lama vamos ficar lá. Parabéns professora e desculpa a demora.

    ResponderExcluir
  21. O livro teve já uma iniciativa trazer-nos de volta a vontade de ler, talento pra leitura nós alunos temos todos só que como só talento não basta necessitamos de um "empurrãozinho" pra leitura isso foi o que a professora nos trouxe a vontade ler que já tínhamos mas não conseguíamos demonstra-la de maneira alguma. Além de aprendermos como ser melhores empreendedores aumentamos a sede de leitura.

    ResponderExcluir
  22. o livro só teleno não basta é um livro muito interesante pois ele retrata de asuntos muito importante para a administraçao.È um insentivo que serve para orienta e ensinar a conviver e a se relacionar dentro de um campo de trabalho ele da ideias de como facilitar nossa aprendisagem e para percebermos que só talento não basta tem que ter conhecimento e espresa-lo. laerson.

    ResponderExcluir
  23. Após a leitura desse livro pude perceber que ele diz que potencial é sinônimo do ritmo de aprendizado de cada pessoa, como se fosse a capacidade diária de aprender coisas novas. Mas mesmo tendo um potencial imenso, se ela não for exposta a condições de aprendizado ou mesmo não tiver vontade de aprender, este potencial se torna uma ferramenta presente porém sem uso e o mais importante, sem resultados palpáveis.

    Eu acredito que o mesmo ocorra com o talento. Talento e potencial para mim, podem ser sinônimos neste contexto; e quando falamos potencial também podemos dizer promessa. Afirmar que determinado país tem muito potencial de crescimento, é o mesmo que dizer que este país tem uma promessa de crescimento.

    Assim, por analogia, podemos dizer que talento é uma promessa. Contratar e reter talentos sem vincular resultados obtidos pelos mesmos – é reter e contratar promessas que nem sempre podem se converter em resultados factíveis.

    Por isso, na minha visão, o que as empresas querem mesmo não é necessariamente contratar ou reter somente talentos; elas querem pessoas talentosas que de fato saibam aplicar seu talento e transformá-lo em vantagem competitiva para a organização.

    Talento e potencial são excelentes indicadores de que ótimos resultados poderão vir de determinados profissionais. Mas só talento não basta! Somente os resultados consistentes entregues por estes profissionais certificarão os que se destacarão como profissionais de sucesso.

    Pense em grandes profissionais que você conhece. Tenho certeza que eles são reconhecidos por você pelo histórico de seus feitos, não por seus potenciais.

    EssE foi meu ponto de vista após a leitura desse livro que recomendo que vocês também possam desfrutar desse livro.

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei o livro, embora eu não tenha lido, através dos meus colegas que explanaram muito bem o conteúdo eu pude perceber o quanto ele é bom e o quanto ele pode ajudar. Já diz a própria sinopse "Mais que sentar e esperar que as coisas aconteçam você tem de fazer com que aconteçam". Pra que uma ideia melhor do que essa para um empresário que quer ter sucesso? Pois como diz o ditado "o futuro nunca vem pra quem merece e sim pra quem corre atrás", pois aquele empresário que quer tudo na mão e que espera que seu sucesso caia do céu de mão beijada nunca sairá do lugar e nunca avançará, do contrário aquele que corre atrás com fé, força de vontade, garra, lutando batalhando com o real objetivo de vencer ele com certeza vai chegar lá.
    Essa é a minha opinião sobre o tema abordado nesse livro e todos os seus capítulos englobados.
    Rodrigo Leal Rocha - 1º Ano de Administração (IFPI Campus Picos)

    ResponderExcluir
  25. Eu achei o livro só talento não basta muito interessante mesmo, pois ele visa muitas coisas do nosso dia-a-dia que temos que ter em mente para termos uma boa administração da nossa própria vida e também para sabermos lidar com situações dificiers que nos ocorrem na vida e em uma empresa então assim acho que todas as pessoas deveriam tirar um tempinho pra ler pois vale mesmo apena e é isso que eu acho né
    Cecília Moura 1ºano em administração...

    ResponderExcluir
  26. Eu simplismente adorei o livro abrange todos os quesitos que um administrador tem de ter em mente para uma boa administração e também para a vida pessoal de qualquer pessoa, por isso eu recomendo LEIAM ESTE LIVRO ele é ótimo.
    Cecíia Moura 1º ano em adm

    ResponderExcluir
  27. a inciativa da profesora veronica de apresentar na sala de aula de forma bastante interativa e inteligente pois ela colocou os alunos para lerem e tirarem suas proprias conclusoes colocando-as em pratica e explicando para a turma despertando assim o interresse de se tornarem pessoas melhores e profissionais de sucesso .....o livro é muito bom e a iniciativa da professora foi ainda melhor.Bom é o que agente acha... (Iones Dantas e Bruna da Silva)

    ResponderExcluir
  28. O livro "Só talento não basta" é muito legal, pois ele nos ensina vários métodos para viver sem fracassar. Nossa vida é cheia de altos e baixos e cheia de barreiras, e para enfrentá-las é necessário sabedoria e experiência e isso é adquirido lendo o livro " Só talentos não basta".

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito do capítulo "Ganhe todas as discurssões, perca todos os amigos". Que apesar de muitas vezes pontos de vista diferentes favorecem as discurssões, mas devemos manter nosso ponto de vista, não devemos ficar indiferentes em certas situações com o objetivo de evitar discurssões, mas sim expressar o que pensamos e reconhecer a opinião dos outros.
    O filme "A FUGA DAS GALINHAS" mostrou de forma clara que a estratégia é uma forma de alcançarmos nossos objetivos.É o meio pelo qual se trata ideias a fim de conseguir algo. Isto ficou bem claro no filme, nas inúmeras estratégias traçadas por elas.

    ResponderExcluir
  30. Rafaela Matos/ Letícia Darla30 de novembro de 2011 às 04:46

    O livro "Só talento não basta" é muito interessante pois mostra de uma maneira diferente as teorias da administração aplicadas na vida pessoal.

    ResponderExcluir
  31. Matheus Cruz/ Zoneide Bezerra30 de novembro de 2011 às 04:54

    O livro "Só talento não basta" demonstra lições de como usar a Administração em nosso cotidiano, capacitando as pessoas a melhorar e aperfeiçoar as suas idéias e seu modo de agir. O livro repassa preciosas várias lições de vida, tanto pessoal quanto na vida profissional. Foi ótimo essa experiência de aprendermos alguma lições através de nossos colegas, isso nos trouxe um resultado muito satisfatório.

    ResponderExcluir